Como Praticar Improvisação no Violino e Violoncelo? Um caso de estudo.
Atenção esse post pode fazer você improvisar demais! Cuidado!
Como Praticar Improvisação no Violino e Violoncelo? Um caso de estudo.
termos tecnicos estarão situados no final da pagina
Apesar dos Músicos eruditos serem ensinados desde cedo a desenvolver uma pratica equilibrada, eles muitas vezes se sentem perdidos quando se trata de praticar estilos contemporâneos, improvisações e outros assuntos relacionados.Soa familiar?
Masterizar improvisação necessita uma pratica balanceada, como quando esta se estudando um concerto, e é por isso que estou colocando uma abordagem de senso comum para a pratica de improvisação nessa playlist de 18-videos chamada "Anatomy of a Groove". Assista e salve para assistir mais tarde, ou compartilhe!
CLIQUE AQUI para ver a Playlist com o Christian Howes dando Aulas em video de todas as dicas aqui postadas
Antes de continuar com o conteúdo, vamos voltar e pensar sobre a visão geral de onde veio.
A conversa dentro da comunidade clássica sobre improvisação e estilos contemporâneos é complicado, e a principal razão para isso é que os músicos e educadores clássicos, a maioria deles tiveram um uma apresentação muito superficial sobre improviso e estilos contemporâneos, e são incapazes de ver a floresta para as arvores.
Ao invés pisarmos em ovos sobre esse assunto, deveríamos ver um consenso em torno de desenvolver um currículo, ou seja, uma extensa lista de lições/habilidades/conhecimentos.
Professores de Jazz pelo mundo desenvolveram um tipo de curriculo, mas pode ser alienante para músicos de formação clássica que não estão olhando para ir com tudo e tornar-se um "Jazzers" definitivamente. Músicos clássicos precisam de um curriculo que abre espaço para o jazz, mas não dependem dele. Eles devem estar abertos a novos reinos da musicalidade na qual a busca do jazz não é um requisito.
Aqui estão Tres Pilares de um curriculo potencial para expandir a formação musical dos músicos clássicos:
1)Criatividade Musical: Improvisação, Composição, e arranjo
2)Harmonia e Ritmo:
a) Internalizar e compreender a harmonia nos termos de construção de linhas de baixo, vozes
interiores, e melodias
b) Internalizar os ritmos e grooves
3) Se expor a uma gama razoável de estilos musicais contemporâneos
"Creative strings"(curso do christian) podcasts, cursos online, cursos de férias, e atividades de sensibilização são baseados em torno de apresentar o corpo de informação correspondente a esses Tres Pilares. Aqui esta uma lista com vários módulos que se aplicam no curso:
a) improvisação/arranjo/composição tonal. O maior componente que envolve internalização da voz
principal se relacionando com estruturas harmonicas basicas comuns na musica popular.
b) Internalizar escalas e modos: abordagens praticas para aplicar o uso de improvisação
modal/escala- baseado em improvisação e composição.
c) Blues- incluindo analise historico/cultural, literaria e musical
d) Improvisação não tonal- incluindo configurações solo, grupos pequenos, e grandes bandas.
e) Amplificação e efeitos
f) Técnicas de Mão esquerda e mão direita para músicos de cordas relevantes para esses generos e
aplicações.
A lista de videos acima atinge muitos desses assuntos do ponto de vista como um caso de estudo- uma abordagem para aprender uma nova melodia. A musica em si é baseado em uma simples Vamp de dois acordes.
Como praticar arpeggios
A estrutura harmônica do vamp é descrito como uma progressão recorrente de dois acordes. Como praticar os arpejos é um dos muitos passos para internalizar a estrutura deste veículo de improvisação.
Como criar uma linha de baixo
O processo de criação de uma linha de baixo é coberta bem como algumas das técnicas de mão direita disponíveis para tocar uma linha de baixo no violino, viola ou violoncelo.
Como expressar acordes (tocar as vozes internas)
1)Identifique a 3ª e 7ª de cada acorde.
2) Encontre a "vocalização" mais próxima no violino, viola ou violoncelo para que você mova a menor distância possível entra ambas paradas duplas.
3) Aplique variações de ritmo
Como criar padrões de acompanhamento (do ponto de vista rítmico e técnico)
"os termos usados aqui são muito técnicos, para compreender melhor sobre o que ele diz aqui veja o video 5, la o Christian demonstra cada tecnica aqui descrita"
1) Ghosting arco na ponta do arco
2) Chopping No talão do arco
3)Dedilhando estilo de guitarra golpeando as cordas em todas as subdivisões
4)Dedilhando estilo de guitarra sem golpear as cordas em todas as subdivisões
Como praticar escalas pentatônicas
Maneiras eficientes para praticar e internalizar escalas em violino, viola ou violoncelo.
Como praticar escalas de blues
Maneiras eficientes de praticar e internalizar escalar de blues em violino, viola ou violoncelo. A escala de blues é apenas uma (de muitas) estratégias para criar improvisações efetivas em violino, viola ou violoncelo.
Como identificar os componentes de um bom solo
Isso introduz a segunda metade da nossa playlist e explica que, além de ser formado por um conhecimento da linha de baixo, vozes interiores e estrutura rítmica, um bom solo é composto de diversidade, repetição e é mais possível quando você tem uma "bolsa de truques profunda", baseado em uma série de critérios.
How to groove no violino, viola, e cello
Um dos elementos de qualquer bom solo ou performance musical tem a ver com how to groove. Seja no violino, na viola, no violoncelo ou em qualquer outro instrumento. Monitorando seu Fator groove quando você pratica improviso, você pode tocar ideias concisas ou reprimidas que ainda serão convincentes.
Usando "algoritmos" fraseados
Como harmonia, ritmo, estilo e muitos outros elementos para improvisar um solo, o fraseamento é um bom elemento para focar a fim de construir fortes solos improvisados. Nesse video eu discuto como praticar usando "algoritmos fraseados" para improvisar em violino, viola ou violoncelo.
Desenvolver um Motivo
Aqui eu discuto estratégias para usar desenvolvimento de um motivo em suas improvisações.
Como improvisar melhor tocando menos
Aqui eu discuto a "disciplina de limitação", também conhecida como a disciplina de improvisar melhor tocando menos. Nós erramos frequentemente quando estamos improvisando e correndo muitos riscos desnecessários em detrimento da música. Em outras palavras, nós podemos nos limitar para tocar apenas quando as linhas que tocarmos serem ideias claras e distintas, grooving, nas mudanças, etc...
Critérios para classificação de suas improvisações
Nesse video eu discuto critérios para classificar, ou dar nota/medir, suas improvisações. Critérios que podem incluir fraseados, ritmo, afinação, tom, coesão, surpresa/diversidade, e outros que você pode imaginar. Enquanto é importante para improvisadores iniciantes removerem todo o julgamento, quanto mais você avança, mais útil é gravar a si mesmo e perceber como seus solos se sustentam contra medidas diferentes. Você nunca deve levar isso para o lado pessoal, mas sim uma maneira de evoluir constantemente o seu ofício de improvisação no violino, viola, violoncelo ou qualquer instrumento, em qualquer estilo.
Tocando uns Licks legais
Nesse vídeo, eu te dou a chance de testar seu ouvido e tente tocar as frases de volta para mim. Sinta-se livre para usar o botão de retrocesso neste vídeo demonstrando como tocar cool jazz licks no violino, viola, violoncelo ou qualquer instrumento.
Espero que concordem comigo que esse assunto merece um currículo encorpado. "Anatomy of a Groove" é um caso de estudo abreviado que analisa muitas abordagens para domínio de um simples vamp de dois acordes. É um pequeno vislumbre do currículo que a Creative Strings continua a desenvolver através da literatura, vídeos instrutivos, programação de divulgação, podcasts e muito mais. Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo!
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Ghosting arco: tirar um som "fantasma" com o arco;
Chopping: Dar umas mordidas com o arco;
Motivo: pequena célula rítmico-melódica que está na origem da frase musical e que pode surgir com sons de alturas diferentes,;
Traduzido por: Bruce Wayne e Giovanna Melino
Postagem original: http://christianhowes.com/2016/04/08/how-to-practice-improvisation-on-violincello-a-case-study/
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